quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Fluminense tem uma dívida com a sociedade


Entre 1996 e 1999, o Florminense enfrentou sucessivos rebaixamentos e viradas de mesa. Na briga pelo título brasileiro, vamos relembrar detalhes desse período vivido pelo Florminense. Se vocês se esqueceram, tudo bem... mas eu não me esqueci!
1996: O Florminense venceu o Vitória por 3 a 1 no Espírito Santo na última rodada, mas foi prejudicado pelos triunfos de Criciúma e Bahia sobre Atlético-PR e Flamengo, respectivamente. A queda do Florminense não foi nenhuma surpresa. Os jogadores não recebiam salários há vários meses. O presidente Gil Carneiro de Mendonça renunciou durante o campeonato. E as lágrimas de Renato Gayúcho não adiantaram nada. O Florminense é time de Segunda Divisão. E comprovou que não é time grande.
1997: O Florminense retornou à Primeira Divisão, mas não retornou em campo. Retornou na virada de mesa. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, confirmou o retorno do Florminense. Os dirigentes comemoraram a notícia com champanhe e fogos de artifício.

E ao final do campeonato, que o Florminense retornou, o que aconteceu? Caiu mais uma vez! O Florminense apanhou de 2 a 0 do Grêmio diante de 162 testemunhas, o pior público do campeonato. Aquilo que eles chamam de torcida nem tinha mais forças para protestar. Ao mesmo tempo, no ginásio do clube, cerca de 3 mil pessoas se divertiam ao som da banda Só Pra Contrariar.
1998: O Florminense caiu para a Série C, rebaixado pelo chamado índice técnico (entre os dois piores penúltimos colocados nos quatro grupos da Série B do Campeonato Brasileiro) ao empatar por 1 a 1 com o ABC, em Natal. 
1999: Sob o comando de Carlos Alberto Parreira, o Florminense foi campeão da Série C do Campeonato Brasileiro, finalmente, em campo. Mas a classificação à Série B veio, novamente, com uma medida da CBF ainda durante o quadrangular final que decidiu o torneio. Alfredo Nunes, diretor administrativo da entidade, assinou um ato que deu ao Florminense os pontos do empate por 0 a 0 com o São Raimundo alegando que o time amazonense escalou o jogador Ademir de maneira irregular. No ano seguinte, beneficiado pela suspensão do Gama imposta pela Fifa, o Clube dos 13 organizou a Copa João Havelange e içou o Florminense de volta à elite.
O Fluminense deveria voluntariamente disputar a segundona, seria um fato que engrandeceria a história do clube.

3 comentários:

Cida disse...

Bem que dizem que quem desdenha quer mesmo comprar!!! Quanto ibope! quanta preocupação com a vida do Fluminense, Querem cuidar da vida dos outros? OK Os flamenguistas precisam de um aquário com bastante peixes para poder cuidarem da vida de alguém!

Marcos Maciel disse...

Corrupto é assim mesmo, sempre desvia do assunto e não se defende das acusações!

Ivana Araujo disse...

Bom, eu que sou torcedora e não tenho nada a ver com os dirigentes, presidentes, e afins do Clube torceria pro Flu mesmo se ele estivesse na segunda ou terceira divisão.